Ao longo da minha trajetória eu consegui viver e experienciar o mundo do empreendedorismo, executivo e no meio de tudo isso ser mãe, que foi um dos maiores presentes da minha vida.
Permear por tantos universos e realidades diferentes me fez entender que não importa o cargo que ocupamos, a empresa que estamos trabalhando, o negócio que estamos tocando, é preciso coragem e ser apaixonada pelo que a gente faz!
De acordo com a pesquisa Panorama Mulheres 2023 conduzida pelo Insper e Talenses Group, as mulheres vêm ocupando cada vez mais cargos de liderança entre 2019 a 2022. Nós somos 17 % das CEOs no Brasil (Fonte: Forbes).
E o Sebrae divulgou em 2021 que as mulheres representam cerca de 46% dos empreendedores com negócio de até 3,5 anos no país.
Vocês podem estar pensando que esses números são muito pequenos e pouco expressivos para a realidade que experienciamos. Bem, enquanto mulher empreendedora e apaixonada pela vida eu gosto de olhar para situações com uma visão mais otimista.
E para despertar isso em vocês, quero propor as seguintes reflexões…
Quando nós tivemos direito ao voto no Brasil?
Quando as mulheres brasileiras casadas puderam trabalhar sem pedir autorização dos maridos e tomar as rédeas da própria vida pelas mãos?
Quando passamos a entender que podíamos pensar sobre a nossa carreira?
Refrescando a memória de todos nós…
As mulheres obtiveram o direito ao voto no Brasil em 1932. Não faz nem um século.
As mulheres casadas obtiveram o direito de trabalhar sem a necessidade de autorização dos maridos em 1962, por meio da Lei nº 4.121, há apenas 61 anos.
A nossa história no mercado de trabalho, como conhecemos hoje, é muito recente e os passos firmes que temos dado ao longo dos anos estão operando resultados importantes a longo prazo.
Então, jamais desista dos seus sonhos, não importa aonde ou com quem você trabalhe, acorde todos os dias para vencer, essa mentalidade vai te trazer mais leveza no processo. E quando nos tornamos mães esse despertar fica cada vez mais forte.
Escolha ser otimista diante dos cenários que se apresentam para nós no século 21 e veja sua vida se transformando diante dos seus olhos.
Seguimos juntas nessa jornada! 🚀
Sou Graziela Moreno, empreendedora, conselheira e investidora.
Co-founder da LetzGo EdTech, ecossistema de Educação & Mentoria para empreendedores. Fundei a Academia da Estratégia, empresa de educação corporativa que impactou mais de 300 mil pessoas e foi adquirida pela HSM em 2016. Também escrevi o livro best-seller Supertraining, e fui CCO da HSM Academy e da Singularity Brazil.
Compartilho minha visão de mais de 30 anos sobre empreendedorismo, gestão e liderança. Você pode me acompanhar também na rede do lado @graziqueirozmoreno.