Você já teve a sensação de ser provocado por um mesmo assunto em diferentes circunstâncias presentes no dia a dia? Eu já!
É como se o universo te enviasse sinais, querendo que você entendesse um recado importante – é como se algo te acessasse por meio de diversos canais, até que você tome consciência e assimile qual é, de fato, a sua missão naquele contexto.
E foi assim, em meio à rotina corrida que me peguei ‘dentro’ de assuntos como Liderança Feminina, Mulheres no Conselho e outros, que foram conquistando espaço em meu dia a dia e, quando me dei conta, esses e outros temas ligados ao universo feminino no mundo do trabalho já eram uma importante parte da minha vida.
E apesar de uma trajetória executiva e empresarial intensa ao longo de mais de 30 anos, os últimos dois anos foram especialmente importantes para que eu percebesse com mais clareza esse movimento. Muitos portais se abriram a partir de então.
Fui convidada a ingressar e me engajei em movimentos como Meu futuro digital | Elas em ação e Mulheres no Combate. Aqui, pude testemunhar o poder da colaboração e da união, além da força de tantas mulheres com um propósito comum.
Me tornei embaixadora da frente “Mulheres Inspiradoras” da Money Report, ao lado de líderes muito respeitadas e admiradas, e a convite dos meus amigos CristinaFalcão e AlouisioFalcao, e tive a honra de mediar o painel “A importância da mulher nos conselhos de administração” no evento Agenda de Líderes | Mulheres Inspiradoras.
No início deste ano, o universo me cutucou com mais força e fui surpreendida com a notícia de ter sido uma das 35 mulheres selecionadas para integrar a 6ª Edição do Programa Diversidade em Conselho (PDeC), uma ação conjunta de cinco entidades muito respeitadas – B3 , IBGC, IFC – International Finance, Spencer Stuart e WCD Brasil.
Aqui, conheci mulheres brilhantes, determinadas e competentes. Logo no primeiro encontro, ficou clara a sinergia de propósitos por trás de cada história, de cada trajetória – aprendemos juntas ao compartilhar não só experiências, mas também, sonhos e motivações. Juntas, mergulhamos em temas relevantes, dando passos muito importantes para contribuir de forma efetiva com a governança corporativa e o desempenho das organizações.
Um dos pilares dessa jornada é a mentoria realizada com conselheiros formadores de opinião do ecossistema de conselhos. Minha mentora tem uma trajetória brilhante tanto executiva quanto em conselhos e a nossa conexão foi imediata. Contar com suas orientações, reflexões e insights tem sido transformador.
A Pesquisa do Brasil Board Index 2021, da Spencer Stuart, aponta que apenas 14,3% das cadeiras de conselhos no Brasil são ocupadas por mulheres nas empresas de capital aberto.
A última edição da Revista Hsm, inteiramente feita por mulheres, traz uma perspectiva acerca do Conselho do Futuro e afirma que para se adequar ao presente e avançar para o futuro, os conselhos de administração terão que adotar uma dinâmica mais aberta, flexível e ágil. Competências complementares, novos comportamentos e a diversidade, são aspetos fundamentais.
Sei que ainda temos um longo caminho a percorrer, mas fazer parte dessa história e apoiar a evolução desse cenário, me fortalece para seguir firme nessa construção.
Compreender os sinais do universo e assumir o propósito de fazer a diferença, me trouxerem para esse lugar. E você? O que tem feito com as provocações que recebe do universo?
#liderancafeminina #hsm #hsmacademy #mulheresnoconselho #pdec